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Tire todas as suas dúvidas sobre o pilates

O pilates é uma das modalidades mais em voga hoje em dia. E não é à toa, pois ele integra movimentos de alongamento com respiração, com o objetivo de tonificar os músculos e realinhar a postura. Criado pelo alemão JosephPilates, o método busca a união entre corpo e mente. Veja a seguir perguntas e repostas sobre esta modalidade e tire todas as suas dúvidas!

O pilates pode ser praticado por qualquer um?
Sim, o pilates pode ser praticado por qualquer pessoa. O importante é que o pilates seja ministrado por pessoas certificadas e que tenham conhecimento profundo da técnica.

Em quais casos ele é indicado?
Ele é indicado para dores nas costas, má postura e problemas nas articulações, pois beneficia o fortalecimento dos músculos posturais e estabilizadores. Mas o pilates também pode ser feito por uma pessoa saudável, pois fortalece os músculos e ajuda no alongamento.

O pilates pode ser usado como um tipo de terapia antiestresse?
Sem dúvida! No pilates, a respiração é peça chave da prática e realizá-la corretamente exige foco. Os movimentos também demandam concentração e consciência corporal, pois, na maioria das vezes, são executados em superfícies móveis, flexíveis ou penduradas, que exigem equilíbrio e força.

Consigo fazer em casa?
Você até pode fazer alguns exercícios no solo, em um colchonete ou na bola de ginástica. Mas são os aparelhos específicos que fazem da aula uma atividade lúdica, com diversas combinações e possibilidades. Os aparelhos auxiliam, e muito, na postura e prática de diversos movimentos, assim como criam maior ou menor dificuldade e resistência na execução.

Quais os cuidados necessários durante a prática?
Você deve prestar bastante atenção à respiração e à cada postura feita, pois é esta consciência que faz toda a diferença. Fora isso, você só precisa vestir uma roupa confortável, de preferência que não bloqueie nenhuma função dos aparelhos, e ficar descalço.

O pilates pode ser comparado à uma musculação mais leve?
Não. Os movimentos praticados no pilates tendem a utilizar muito mais fibras musculares do que as exigidas na musculação.

O pilates emagrece?
A prática do pilates exige força e flexibilidade, mas não é como a prática de exercícios aeróbicos. Como se ganha musculatura, consequentemente, seu metabolismo acelera, o que causa gasto calórico.

Quais os benefícios do pilates para o dia a dia?
O pilates promove a consciência corporal, o controle da respiração e o foco em si mesmo, que garante equilíbrio corporal e mental.

Ele pode prevenir doenças?
Sim, o pilates pode ajudar a prevenir doenças do tipo: má postura, tendinite, encurtamento, dor de cabeça, falta de disposição e ansiedade. 

Fonte: Minha Vida - http://bit.ly/1Lb94sZ

Foto: Divulgação