Como evitar e combater a osteoporose com fisioterapia?
Você com certeza já ouviu falar sobre ela. Geralmente, a osteoporose acomete pessoas que se encontram na terceira idade, mas também há casos de diagnósticos precoces. A doença é conhecida por reduzir a absorção de cálcio e minerais, o que causa certa fragilidade nos ossos.
Como evitar?
Com o passar do tempo e nosso envelhecimento natural, é comum que essa doença se manifeste, principalmente em casos de fraturas do punho, vértebras, costelas e do fêmur (osso da coxa). Mas há alguns hábitos simples que podem evitar que a osteoporose apareça, consumir leite e praticar exercícios sem muitos impactos, como a dança.
O ideal é consumir três porções de leite ao dia, em suas diversas formas, seja como queijo, iogurte ou em sua forma líquida mesmo.
Já os exercícios, além de melhorar a qualidade de vida e trazer mais disposição ao paciente, movimenta diversas partes do corpo e auxilia no desenvolvimento do equilíbrio, o que evita que quedas ocorram.
Participação da fisioterapia
Assim como a prática do exercício físico, a fisioterapia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do paciente. De forma pouco incisiva, a fisioterapia oferece um trabalho que fortalece os músculos, melhora a coordenação e o equilíbrio e ainda ajuda na prevenção de fraturas ósseas.
Para tanto, são realizados exercícios de alongamento, caminhada e pilates, que possuem ação eficaz e podem ser realizados de acordo com as limitações de cada um.
Agora que você já sabe o que fazer para evitar a osteoporose é hora de incluir o leite na dieta do dia a dia e procurar a Progredir – Fisioterapia e Reabilitação para transformar a sua qualidade de vida e a da sua família. Clique aqui para falar conosco!
Fontes: G1 e Minha Vida