Tênis com rodinhas e Fisioterapia: qual a relação?
Há cerca de 11 anos atrás a moda dos tênis com rodinhas virou febre no Brasil. Meninos e meninas, crianças e jovens, todos queriam um par dos “skatênis” para se divertir por aí. Ou melhor: querem, porque a moda continua.
Inspirados nos modelos dos EUA, em que inclusive os adultos usam como meio de transporte, os calçados contam com novas cores, estampas e luzes de LED. Apesar de ser bastante divertido para crianças, médicos e fisioterapeutas advertem que seu uso excessivo pode causar problemas nas articulações e dores musculares, além de alterações na postura e na maneira de caminhar.
Os “skatênis” não oferecem o equilíbrio e a estabilidade de um calçado tradicional. Muito pelo contrário, ele ainda predispõe a criança a quedas, entorses e sobrecargas musculares. É aí, então, que está a relação desse tênis com a Fisioterapia.
No caso de a criança apresentar um dos sintomas citados, é recomendado um acompanhamento fisioterapêutico, em que serão realizadas manobras neuromusculares e exercícios de alongamento para relaxar a musculatura envolvida.
A Progredir – Fisioterapia e Reabilitação possui a especialidade Fisioterapia Pediátrica, bastante indicada para casos como estes, já que inclui também técnicas ortopédicas, quando necessário.
Fonte: Fisioterapia.com – http://bit.ly/2i9u7Yf