Turbine seu cérebro: o que você precisa saber para melhorar seu funcionamento e evitar a perda de memória
Há quem diga que a perda de memória é natural conforme vamos envelhecendo. Apesar de vermos muitos casos em que pessoas na melhor idade apresentam dificuldades em lembrar das coisas, isso não é uma regra. Existem pessoas que podem chegar até os 90 anos com a memória íntegra.
Mas, levando em conta a maioria dos casos, em que há uma cerda perda de memória, há alguns hábitos simples que podem evitar que isso aconteça. Basta você começar a se preocupar agora com o bom funcionamento do seu cérebro e coloca-las em prática:
- 1- Durma bem – aproveite para dormir aquelas tão sonhadas e desejadas 8h por noite. E não perca a oportunidade de tirar um cochilo após alguma refeição, nem que seja de 15 minutinhos.
- 2- Exercite a força de vontade – sabe quando você acorda com aquela preguiça de sair da cama para ir para a academia, por exemplo? Resista. A repetição vai treinar o seu cérebro e sair cedo da cama ficará mais fácil a cada dia.
- 3- Pratique atividades físicas – dê preferência a caminhadas ao ar livre. Uma pesquisa da Aol (Reino Unido) apontou que caminhar pela natureza melhora a memória de curto prazo em até 20%.
- 4- Aprenda algo novo – use e abuse do seu intelecto, porque isso é o que deixa nosso cérebro ativo. Desenvolva sua criatividade com novos cursos, aprenda um novo idioma ou que tal uma revista de palavras-cruzadas?
- 5- Não faça nada – pode parecer contraditório, mas nessa rotina estressante em que vivemos, não fazer e não pensar em nada é uma forma de relaxar o cérebro e garantir seu bom funcionamento.
Essas são algumas dicas para que você melhore o funcionamento do seu cérebro e evite ou retarde a perda de memória, que é um dos principais sintomas do Mal de Alzheimer.
A principal diferença é que no envelhecimento natural, espera-se que o idoso se recorde de informações, mesmo que gaste um tempo maior para isso. Em casos de esquecimentos completos, o indicado é procurar por um profissional da área neurológica, inclusive fisioterapeutas, uma vez que a Fisioterapia Neurológica é uma aliada e tanto no tratamento de patologias como o Mal de Alzheimer.
Fonte: Terra – http://bit.ly/2gNRpQ8