Especialidades
A Progredir Fisioterapia e Reabilitação é uma clínica especializada que há mais de 10 anos trabalha na recuperação de pacientes neurológicos e ortopédicos, fazendo com que seu tratamento ocorra sempre da forma mais simples e eficaz possível.
O que é a Fisioterapia?
A Fisioterapia é a ciência que estuda os movimentos e funções motoras do corpo. Ela também estuda os benefícios dos exercícios e movimentos para o corpo humano.
Uma das funções desta área médica é diagnosticar, prevenir e tratar os distúrbios cinético-funcionais do corpo (os movimentos e funcionalidades do corpo).
Para isso o profissional da área, fisioterapeuta com bacharel em fisioterapia, usa técnicas de movimento corporal, irradiações e correntes eletromagnéticas, ultrassom e outros recursos do corpo humano.
A atividade da fisioterapia pode ser aplicada em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, unidades de saúde e até em casa, um serviço prestado pela Progredir Fisioterapia e reabilitação.
Para alcançar o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, o fisioterapeuta tem que estudar diversas áreas da medicina: cardiologia, pneumologia, pediatria, urologia, ginecologia, neurologia, geriatria, ortopedia, traumatologia, reumatologia, dermatologia e oncologia.
Prevenção
A fisioterapia também pode ser usada na prevenção de lesões, mesmo antes de a doença agir.
A busca da fisioterapia como prevenção vem aumentando a cada dia. Técnicas como Pilates e RPG, são solicitadas por pessoas em busca de qualidade de vida e melhora de dores musculares, ou para melhoria da postura.
Mais uma área de atuação da fisioterapia preventiva são em pacientes que apresentam quadros de doenças degenerativas, como o Mal de Parkinson e Mal de Alzheimer. Os exercícios ajudam na capacidade motora e na independência do paciente.
Processo de reabilitação
A clínica Progredir trabalha com um processo de reabilitação do paciente, que busca a reinserção da pessoa em seu local de trabalho, ambiente familiar e no contato com a sociedade.
Entre os objetivos da reabilitação estão a recuperação e restauração dos movimentos e funções comprometidos depois de uma doença ou acidente.
Uma equipe de profissionais se junta nesta fase, são enfermeiros, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, fonoaudiólogos, psicólogos e médicos, todos trabalhando para o bem estar do paciente.
Reintegração
Esta é a última fase da reabilitação de um paciente, reintegrar a pessoa a sociedade e vida anterior a doença ou acidente.
Quando existe a sequela irreversível (como a perda de um membro), o paciente passa por uma fase de treinamento e adaptação de acordo com suas novas necessidades.
Recursos fisioterapêuticos
A fisioterapia contribui para a cura e recuperação da saúde do corpo. Para escolher qual o melhor procedimento para sua necessidade, o paciente passa por um diagnóstico, que aponta quais são as áreas afetadas do corpo que devem ser trabalhadas.
Alguns dos procedimentos são:
- Cinesioterapia: esta terapia é voltada ao movimento de músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas do sistema nervoso. O objetivo é recuperar a função destas áreas. Uma forma para alcançar este resultado são as sessões de pilates e RPG, que trazem fortalecimento muscular e melhora da postura.
- Eletroterapia: utiliza estímulos elétricos nos músculos, como TENS e FES (correntes utilizadas nos tratamentos de fisioterapia com eletroestimulação). A segurança do paciente é garantida neste tratamento.
- Termoterapia: o calor ou frio são as grandes ferramentas desta técnica, que pode ser usada em diversas doenças.
- Fototerapia: usa aparelhos geradores de luz.Esta técnica pode ser usado em diversos tratamentos.
- Mecanoterapia: usa aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar e reeducar os movimentos comprometidos.
- Massoterapia: este procedimento malipulativo estimula as articulações, músculos e nervos. Melhorando a circulação e mobilidade dos tecidos.
- Crioterapia: O gelo é um aliado neste procedimento, usado principalmente nos casos de tratamento de contusões e torções.