Fisioterapia Respiratória
Um dos ramos mais procurados da fisioterapia, a fisioterapia respiratória, também conhecida como fisioterapia cardio-pneumo respiratória, tem como principal objetivo restabelecer ou até mesmo prevenir alterações nas funções cardio-pulmonares decorridas de diversos tipos de patologias que afetam esses órgãos, sejam essas alterações distúrbios pulmonares crônicos ou agudos.
Normalmente, tais alterações são decorrentes de patologias como infartos, pneumonias, asmas, bronquites, tuberculose, entre outras. Em alguns casos, pacientes de outras enfermidades, que em um primeiro momento não tem diretamente alguma ligação com problemas de respiração, como no caso daqueles que sofreram acidente vascular encefálico (AVC), também necessitam de fisioterapia respiratória domiciliar.
O tratamento consiste em manobras manuais pulmonares, exercícios respiratórios, e, em alguns casos particulares, a utilização de oxigenoterapia, com o intuito de restaurar o bom funcionamento dos pulmões e da respiração, algumas das funções melhoradas são: a dinâmica respiratória, distribuição do ar inalado no pulmão e remover secreções brônquicas. São utilizados equipamentos específicos no tratamento de acordo com o quadro clínico do paciente para que a ventilação pulmonar seja otimizada e recuperada.